terça-feira , 16 setembro 2014
Penedo
Mulheres de Penedo se destacam no cultivo de pimenta

Mulheres de Penedo se destacam no cultivo de pimenta

Plantação fica em uma pequena área no Distrito Irrigado do Rio Marituba.
Objetivo é fornecer matéria prima para a fabricação de molho.

 

As irmãs Adriana e Arlene Lúcio dos Santos são unidas na hora de estudar e no momento de ajudar nas tarefas domésticas. Elas também auxiliam o pai, seu Manoel, no trato do rebanho leiteiro da família, mas é na lavoura de pimenta que as irmãs se destacam.

Seu Manoel fica de longe olhando enquanto as filhas cuidam dos pés de pimenta plantados há quatro meses em uma pequena área do lote da família, que fica no Distrito Irrigado do Rio Marituba, emPenedo, no Sul de Alagoas.

O distrito é administrado pela Codevasf e por uma cooperativa agrícola que decidiu incentivar o cultivo da pimenta “tabasco”, fornecendo as mudas e garantindo a compra do produto. O objetivo foi criar uma alternativa a mais de renda para as famílias que vivem, basicamente, da produção de leite. Adriana e Arlene toparam o desafio e decidiram tocar a lavoura de pimenta.

A primeira colheita está prevista para os próximos 15 dias. O objetivo é fornecer a pimenta para a fabricação de molho. “Vamos fornecer para a Pindorama. Por enquanto, vamos ficar com seis produtores e 250 pés”, destacou Adriana.

O plantio já está dando um gosto diferente à vida das duas irmãs. “A produtividade da pimenta está em alta entre as mulheres. Isso é só o comecinho”, completou Arlene Lúcio.

 

G1

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>